Programa Saberes Abertos aborda estudos em cultura popular

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou mais um vídeo do projeto “Saberes Abertos”. A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

O docente Wilson Rogério Penteado, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) foi o entrevistado da edição. O pesquisador possui graduação em Ciências Sociais, bacharelado em Antropologia Social, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O pesquisador foi ganhador do Prêmio Silvio Romero (2006), no Concurso Nacional de Pesquisas sobre Cultura Popular, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / (IPHAN) e Ministério da Cultura (MinC). É autor e organizador de livros, dentre os quais “Jongueiros do Tamandaré: devoção, memória e identidade social no ritual do jongo” (Editora Annablume e FAPESP, 2010); “Serviço Social, Trabalho e Direitos”, (Editora da UFRB, 2014), “Pelas Lentes do Recôncavo: teoria social, artes e humanidades”, (Editora da UFRB).

Atua ainda como professor no Programa de Pós graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento através da linha de pesquisa “Identidade e Diversidade Cultural”. No vídeo, Wilson comenta as pesquisas que desenvolve sobre cultura popular.

Confira: 

{youtube}UiH-U3Zu2sE&feature=youtu.be{/youtube}

Source: UFRB