Professora da UFRB toma posse na Academia Cruzalmense de Letras

A Câmara Municipal de Cruz das Almas deu posse, na noite do último sábado, dia 28, aos quinze membros da recém-criada Academia Cruzalmense de Letras (ACL), instituída por lei municipal. A nova imortal Sarah Roberta de Oliveira Carneiro, professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ocupa a cadeira 8.

Sarah Carneiro publicou “Miudezas de uma cidade do interior; escritos sobre Cruz das Almas”, (2017 e 2018); e obras coletivas como “Voos essenciais; palavras arregrais” (2021); “Águas de muitas fontes” (2021); e “Ir e ficar… Ir e voltar; mulheres brasileiras em movimento” (2022). 

As duas mais recentes publicações de Sarah, como colaboradora, são digitais “Navegando entre ilhas: experiências do isolamento em tempo de pandemia”, e o e-book “Conhecimento, Ciência e Realidade“, contemplado pelo edital dos 15 anos da UFRB. Ambas obras são pela Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB). 

Criação da ACL

A criação da Academia Cruzalmense de Letras (ACL) foi uma iniciativa do mandato do vereador Pablo Rezende (PT). Por meio da Lei 2797/20221, serão escolhidas 15 personalidades, nascidas ou residentes em Cruz das Almas, das áreas de Letras, com a finalidade de comentar e propagar a língua portuguesa e a literatura brasileira no município.

Os quinze imortais fundadores da ACL são: Graça Sena, Hermes Peixoto, Edsandro Barbosa, Mário Araújo, Lita Passos, Wesley Correia, Alino Matta Santana, Sarah Carneiro, Luiz Francisco, Reinadi Sampaio, Cyro Mascarenhas, Laurenice Barbosa, Luis Carlos Mendes, Luciano Fraga e Manoelito Roque Sá.

Entre as autoridades presentes na posse dos imortais, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué, os ex-prefeito e vice-prefeito, Orlando Pereira e Max Passos, os vereadores Thiago Chagas, Ricardo Pinheiro, Carlos Trindade, Pedro Melo e Osvaldo da Paz, dentre outras autoridades.

Fotos de Errivance (@errivance) e Luciano Fogaça.

Source: UFRB