UFRB abre inscrições para vagas em Residência Profissional em Ciências Agrárias

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para o ingresso de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Residência Profissional em Ciências Agrárias, no nível de Especialização, para ingresso no primeiro semestre acadêmico de 2022. São oferecidas 17 vagas regulares e 21 vagas de cadastro de reserva, regulamentadas em edital de vagas remanescentes.

A inscrição dos interessados é realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até o próximo dia 28 de junho.

Das 17 vagas regulares, oito são destinadas para o sistema de cotas, cumprindo os percentuais de reserva para estudantes negras, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgênero, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência.

O objetivo do curso é apoiar a qualificação técnica de recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado pela UFRB e realizado em Unidades Residentes.

O curso de Especialização em Residência Profissional em Ciências Agrárias é na modalidade presencial e está fundamentado no Regime e na Pedagogia da Alternância. As aulas do curso ocorrerão às sextas-feiras e aos sábados, nos turnos manhã e tarde, na forma de ensino remoto.

Os alunos residentes selecionados receberão bolsa no valor de R$1.200,00 durante 12 meses através do programa MAPA Residência.

A especialização tem como público alvo os recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins de acordo com as especificidades descritas no edital.

Etapas do processo seletivo

A seleção ocorrerá em duas etapas: A primeira compreenderá a apresentação e avaliação da carta de intenção, que será eliminatória e classificatória; e a segunda consiste na avaliação do currículo Lattes, sendo está etapa apenas classificatória.

Confira o Manual do Candidato.

Confira o Edital 002/2022- Vagas Remanescentes do PPGRPCA.

Mais informações: ufrb.edu.br/ppgrpca.

Source: UFRB