Escorpião em Cruz das Almas

Em tempos chuvosos ocorre o aparecimento de escorpiões nas residências, aumentando o risco de acidentes. Isso acontece, principalmente, devido às modificações das condições no meio ambiente, o que favorece o surgimento, permanência e proliferação destes animais.
Os escorpiões não atacam o homem intencionalmente. O acidente geralmente ocorre no momento em que a pessoa encosta a mão, o pé ou outra parte do corpo no animal. Estão mais suscetíveis as pessoas que atuam na construção civil, crianças, donas de casa, trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros.

A melhor forma de evitar acidentes é adotar medidas de prevenção. Por isso é fundamental manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos podem servir de abrigo. Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapés, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos.

Geralmente, as pessoas picadas por escorpiões podem sentir dor, moderada ou intensa, ou formigamento do local do acidente. Nos casos graves, podem ocorrer náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento da frequência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial.

ATENÇÃO: As pessoas picadas por escorpião não devem usar remédios caseiros. Devem procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para receber os cuidados adequados.

Fonte: www.cruzdasalmas.ba.gov.br