UFRB oferece 1.961 vagas em 54 cursos de graduação para o próximo semestre

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 1.961 vagas em 54 cursos de graduação para o semestre correspondente a 2023.1. A inscrição é gratuita e pode ser realizada de 17 de março até 2 de abril, no site de Processos Seletivos da UFRB.

As vagas são destinadas aos candidatos nas formas de ingresso: Rematrícula; Transferência Externa; Portador de Diploma; Egresso de Curso de Mesma Nomenclatura da UFRB; Egresso de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB; Profissionais do Setor Público; Terceiro Setor; Candidatos que participaram na modalidade de Discente Especial e Universidade Aberta à Maturidade:

  • Rematrícula (RE): Destinada a estudantes da graduação da UFRB, que tiveram a matrícula cancelada em razão de abandono e que pretendam reintegração no mesmo curso.
  • Transferência Externa (TE): Destinada a estudante vinculado(a) a curso de graduação legalmente autorizado, ou reconhecido de outra instituição de ensino superior (IES), nacional ou internacional, pública ou privada, que pretenda transferir o vínculo para o mesmo curso ou curso afim da UFRB, conforme a tabela áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Portador de Diploma (PD): Destinada a diplomado(a) em curso de graduação, nacional ou internacional, que pretenda ingressar em um dos cursos de graduação da UFRB.
  • Egresso de curso de Mesma Nomenclatura da UFRB (EMN): Destinada a egresso(a) de curso de licenciatura ou bacharelado da UFRB que queira ingressar em uma nova modalidade formativa (licenciatura ou bacharelado) de mesma nomenclatura do curso concluído.
  • Egresso de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB (EBI): Destinada a egresso(a) de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB, que não tenha terminalidade garantida, que queira ingressar em um curso de segundo ciclo vinculado a sua terminalidade.
  • Profissionais do Setor Público (PSP): Destinada a agente público que tenha concluído o ensino médio e que queira ingressar em um curso de graduação da UFRB.
  • Terceiro Setor (TS): Destinada a candidato(a) que tenha concluído o ensino médio e que possua vínculo com associações comunitárias, organizações não-governamentais e entidades filantrópicas e deseje ingressar em um curso de graduação da UFRB.
  • Candidatos que participaram na modalidade de Discente Especial e Universidade Aberta à Maturidade (DEUAM): Destinada a egressos(as) dos programas Discente Especial ou Universidade Aberta à Maturidade da UFRB que queiram ingressar em um curso de graduação da UFRB.

A seleção dos candidatos, com exceção da Rematrícula, será exclusivamente a partir das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das edições de 2011 a 2022 e que, cumulativamente tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e demais áreas de conhecimento.

Chamadas e matrícula

Estão previstas duas chamadas. A lista da 1ª chamada será divulgada em 25 de abril.  A 2ª chamada está condicionada à existência de vagas, cujo prazo para divulgação é dia 16 de maio.

Após a chamada, a próxima etapa é a matrícula dos candidatos convocados, que compreenderá duas etapas, respectivamente: pré-matrícula online e confirmação de matrícula presencial.

Vagas ofertadas

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 010/2023.

Para ficar informado, acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel

Receba as novidades dos processos seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Source: UFRB