UFRB firma parceria com Ministério da Cultura para qualificação de trabalhadores(as) da cultura

Trabalhadores(as) da cultura são o público-alvo de um programa de formação e qualificação que será ofertado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura (Minc). Trata-se do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (SEFIC) do MinC.

O programa  terá um papel fundamental na nacionalização da formação e da qualificação dos trabalhadores do setor, gerando oportunidade de trabalho, emprego, renda e cidadania. Como instituição parceira, a UFRB, por meio do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, será responsável por ofertar, gratuitamente, cursos de qualificação para trabalhadores(as) da cultura. Para isso, o MinC repassou à UFRB o valor de R$ 2,16 milhões, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED).

Entre maio de 2024 e dezembro de 2026, está prevista a oferta da Especialização em Política e Gestão Cultural, em formato híbrido; além de dez cursos livres e cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em formato ead — todos coordenados pelo CECULT. Os cursos serão oferecidos através da  Escola Solano Trindade de Formação Artística, Técnica e Cultural (ESCULT), plataforma on-line criada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com o MINC. O nome da escola é uma homenagem ao importante artista Solano Trindade, militante da cultura e do movimento negro no Brasil.

No CECULT, o programa será coordenado pelos professores Luciano Simões, Mariella Santiago, Marcos Santos, Cláudio Manoel, Laura Bezerra e Carol Diniz.

Lançamento

A ESCULT e os primeiros cursos a serem oferecidos a partir da parceria do MinC com o IFG e a UFRB foram apresentados por representantes dessas instituições durante a 1ªConferência Temática Trabalhadores da Cultura, realizada entre os dias 22 e 24 de janeiro, no SESC na cidade de São Paulo (SP).

Source: UFRB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *